Cusco
Data da viagem: Junho de 2017 – Postado em 28/06/2017
Curiosidades e Dados Sobre Cusco – Peru (2017)
- Fundação: 23/03/1534 (fundação espanhola);
- População: 420 mil habitantes;
- Clima: A temperatura gira em torno dos 3°C à 8°C nos meses de inverno, e de 20°C à 25°C no verão, (média anual 15°C);
- Quando ir: É possível visitá-la em qualquer época do ano, mas para evitar o risco de excesso de chuvas, o mais indicado é o período que se estende entre abril e outubro;
- Tempo médio de estadia: 2 dias são o suficiente para conhecer os principais pontos turísticos. Obs: Opinião baseada em meu formato de viagem e gostos particulares;
- Como chegar / Acesso aéreo: A forma mais fácil de se chegar em Cusco, é utilizando o Aeroporto Internacional Alejandro Velazco Astete, localizado na própria cidade de Cusco;
- Onde Ficar: Por ser uma cidade de porte expressivo, e com alta circulação de turistas, conta com uma boa rede hoteleira;
- Seu clima é geralmente seco e temperado, com duas estações bem definidas; seca, entre abril e outubro e chuvosa, de novembro a março;
- Cusco é a capital do departamento de Cusco e da província de Cusco;
- Está situada a 3.400 metros acima do nível do mar;
- Cusco é uma cidade predominantemente fria, mesmo durante o verão, suas temperaturas máximas não passam dos 28°C, sendo que as mínimas podem chegar a 0°C;
- Está a 575 km de distância (em linha reta) da capital Lima;
- A maioria das construções são do período colonial, e foram erguidas sobre restos de construções Incas;
- Cusco foi o mais importante centro administrativo e cultural do Império Inca;
- Após o fim do império Inca em 1532, a cidade foi invadida e saqueada pelos espanhóis;
- A cidade de Cusco já foi atingida por diversos terremotos, sendo o de 1950 o pior da história recente, onde boa parte dos edifícios ruíram;
- A bandeira da cidade, é extremamente semelhante a bandeira do Orgulho LGBT, sendo por muitas vezes confundida pelos turistas que a veem em diversos pontos da cidade;
- Foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco no ano de 1983;
- Mais informações https://www.cusco.gob.pe/
Principais Pontos Turísticos
Plaza de Armas
Localizada no coração da cidade, abriga algumas das principais construções históricas, e seu entorno é repleto de comércios e hotéis, sendo um dos locais mais procurados pelos turistas para hospedagem.
Junto a Plaza de Armas, estão a Catedral de Cusco e a Igreja da Companhia de Jesus.
Segundo os historiadores, o local onde se encontra a Plaza de Armas, foi o ponto que o colonizador espanhol Francisco Pizarro, declarou a conquista da cidade.
Cerro San Cristobal
Local de onde pode se obter uma boa vista da cidade, principalmente da Plaza de Armas. Fica aberto 24h e não há custos de entrada para acessá-lo.
Sítios Arqueológicos
Nos arredores da cidade de Cusco, encontram-se diversas ruínas da civilização Inca, onde é possível visitá-las com a compra de um único “Boleto Turístico”. Os locais mais expressivos são: Moray, Pisac, Sacsayhuaman, Qenqo e Pukapukara.
O Boleto Turístico pode ser comprado em algumas agências de turismo, ou no próprio escritório responsável pela sua emissão, o COSITUC, https://www.cosituc.gob.pe/, sendo que existem 2 opções de entrada:
Integral: 130 Soles Peruanos, da acesso a diversos pontos turísticos, e é indicado para pessoas que tenham boa disponibilidade de tempo. A validade do bilhete é 10 dias.
Parcial: 70 Soles Peruanos, contempla apenas alguns pontos turísticos, e é indicado para pessoas que estão com pouco tempo disponível. A validade do bilhete é 1 dia.
Montanhas Coloridas
A montanha de Vinicunca, mais conhecida como Montanha Colorida, é um dos passeios mais buscados atualmente pelos turistas que passam por Cusco. A montanha fica a 5.200 metros do nível do mar, ou seja, muito mais elevada do que a cidade de Cusco, dessa forma é importantíssimo já estar aclimatado a altitude, antes de fazer este passeio. Além da altitude, existe o fator dificuldade de acesso, pois são 4h de carro entre Cusco até a entrada do parque, e mais 8 km de caminhada até a montanha.
A maioria das agências de viajem em Cusco vendem esse passeio, por um preço médio de 80 Soles Peruanos, no pacote costuma estar incluso, transfer, alimentação e guia.
Devido a distância, é preciso 1 dia inteiro de disponibilidade para este passeio, sendo que o mesmo costuma iniciar entre às 3h e 4h da madrugada, com retorno a Cusco por volta das 19h.
Considerações Finais
– Aproveite seu tempo em Cusco, para se aclimatar a altitude, e desta forma ter um melhor desempenho físico, caso esteja em seu roteiro a visitação de locais como Machu Picchu ou Montanhas Coloridas.
– A cidade de Cusco, conta com uma rica história cultural, e é sem dúvida alguma, uma cidade única, porém o fator determinante que leva a maioria dos turistas até Cusco, é sua proximidade ao sítio arqueológico de Machu Picchu.